Infra - Windows Server

Entendendo as topologias de replicação DFS

Com esse tutorial mostramos as diferenças das toplogias e um breve resumo de como elas podem ser aplicadas.

por Bruno César Silva



Overview

Topologias de replicação DFS, nesse artigos vamos explicar como funciona cada topologia e em qual cenário ele se aplica melhor.

Topologia

  1. RING - Na topologia RING temos a replicação dos arquivos sendo feita de servidor a servidor de forma circular e bidirecional, como mostra na figura abaixo, sendo assim mesmo que algum servidor fique fora, o acesso ao cliente continua sendo possível e a replicação no sentido contrário. Só use essa topologia caso sua rede tenha servidores localizados fora em outros sites.

  1. FULL MESH - Na topologia FULLMESH temos todos os servidores replicando com todos. Os arquivos criados em um servidor é diretamente replicado para todos os outros. Essa topologia nao é recomenda caso você tenha mais de 5 servidor DFS, devido ao trafego alto de dados feito na replicação.

  1. HUB and SPOKE - Na topologia HUB and SPOKE temos 1 HUB e podemos ter varios SPOKES, a replicação é feita do HUB para o SPOKE e vice-versa, mas nao é feita entre 2 SPOKES, essa topologia é usada geralmente em link WANs. Na tolopogia Hub and SPOKE temos 1 unico ponto de falhar, que seria o servidro HUB, se ele cair, todos os SPOKES perdem a conexão, por isso é altamente recomendavel ter mais de um HUB em sites diferentes para garantir a replicação e o funcionamento do DFS.

Conclusão

Com esse tutorial mostramos as diferenças das toplogias e um breve resumo de como elas podem ser aplicadas.

Bruno César Silva

Bruno César Silva - Autor do DVD de Treinamento - ISA Server 2006 - Implementação (http://www.linhadecodigo.com.br/CDDVD.aspx?id=3839)