Infra - Windows Server

Windows PowerShell: Utilizando Transcript

Vamos demonstrar como utilizar um recurso de gerar um log de todos comandos utilizados em uma sessão do Windows PowerShell, o nome deste recurso é transcript.

por Anderson Patricio



Autor: Anderson Patricio / José Rodas

Overview

Vamos demonstrar como utilizar um recurso de gerar um log de todos comandos utilizados em uma sessão do Windows PowerShell, o nome deste recurso é transcript.

Solução

Para começar a gerar o transcript, ou seja, um histórico dos comandos e resultados em uma arquivo texto devemos executar o cmdlet Start-Transcript e para finalizarmos Stop-Transcript, como segue no exemplo abaixo, percebam que utilizamos dois cmdlets entre o Start e Stop do Transcript.

No My Documents do usuário que está utilizando podemos verificar que existirá um novo arquivo com a seguinte nomenclatura msh_transcriptAAAAMMDDHHmmSS.txt, onde:

AAAA = Ano com 4 dígitos: 2006

MM = Mês com 2 dígitos: 05

DD = Dia com 2 dígitos: 19

HH = Hora com 2 dígitos : 20

mm = Minutos com 2 dígitos: 32

SS = Segundos com 2 dígitos: 09

Depois de localizarmos o arquivo de transcript, devemos dar um duplo clique no mesmo, será apresentado o arquivo texto com todas as ações e resultados executados durante o período do transcript, adicionadas o nome do usuário, máquina e informações de atualizações da máquina.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como utilizar o Windows PowerShell para trabalharmos com os logs de eventos do sistema operacional.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/