Infra - Windows Server

Windows PowerShell: Ordenando dados

Vamos demonstrar como utilizar o Windows PowerShell para ordenarmos dados que depois poderão ser utilizados para relatórios ou até mesmo melhor visualização em tela.

por Anderson Patricio



Overview

Vamos demonstrar como utilizar o Windows PowerShell para ordenarmos dados que depois poderão ser utilizados para relatórios ou até mesmo melhor visualização em tela.

Solução

Para ordenarmos as informações com o Windows PowerShell utilizamos o cmdlet Sort-Object que deve ser utilizado com pipess na saída de cmdlets que trazem informações (get-process,get-childitem e etc..) com isto possuímos uma flexibilidade em saídas de telas, relatórios e etc..

Vamos primeiramente rodar o comando get-process onde será listado todos os processos com determinadas colunas (Handles, NPM, PM, WS, VM, CPU, ID e ProcessName).

Por padrão toda ordenação é crescente, então utilizando pipes podemos ordenar a coluna ProcessName através do cmdlet Get-Process | Sort-Object ProcessName, onde ProcessName é o nome da coluna que será ordenada.

Para ordenarmos a coluna ProcessName de forma decrescente, devemos rodar o seguinte cmdlet Get-Process | Sort-Object ProcessName -descending, onde a coluna ProcessName foi listada no format decrescente.

E finalmente para ordenarmos mais de uma coluna podemos utilizar mais de um parâmetro no cmdlet Sort-Object, forçamos para listar somente o svchost pq o mesmo possui apenas um nome e vários IDs, o cmdlet utilizado foi: Get-Process svchost | Sort-Object ProcessName,ID -descending, onde ID está ordenamos de forma decrescente e o nome continua o mesmo.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como ordenar dados com o Windows PowerShell, devemos atendar para as colunas que queremos ordenar e a ordem (descendente ou ascendente) a ser utilizada em cada uma delas.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/