Infra - Windows Server

Monitoramento de Desempenho de Servidores

Este artigo tem como foco a importância de se fazer o monitoramento de desempenho de servidores para se antecipar aos possíveis problemas que venha prejudicar o andamento e funcionamento da sua rede.

por Rogério Dias



Olá amigos, neste artigo falarei da importância do monitoramento de desempenho dos servidores na rede.

Apesar de ser um artigo totalmente teórico, mas de extrema importância para a vida saudável do ambiente de rede, ou melhor dizendo do ambiente de trabalho.

O monitoramento dos servidores é maneira como o administrador de redes tem para analisar e acompanhar o aumento de carga nos servidores e verificando então a ocupação/utilização dos elementos de hardware tais como: memória RAM, processador, rede e os sistemas de discos, (notem que aqui estou focando apenas alguns objetos mais críticos dos diversos objetos que podem ser monitorados), mas todos nós sabemos que pouquíssimos profissionais tem esse costume as vezes por não acharem tão importante ou as vezes por classificarem como uma obrigação não tão importante e acabam não dando a devida importância.

São nesses casos que nós acabamos nos enganando, através do monitoramento de desempenho o administrador pode fazer uma estimativa de quando será necessário o upgrade ou a troca de um desses elementos de hardware como por exemplo, o aumento da memória RAM ou então a adição de mais um HD. Em casos em que não são dadas as devidas atenções, o que acontece é que o servidor chega a um ponto tão critico que os serviços começam a ficar lentos, o desempenho dos servidores e serviços forcenecidos caem e ai já viu - usuários começam a reclamar e isso se torna uma grande dor de cabeça.

Nesse estágio o administrador já não sabe mais exatamente o que está acontecendo, simplesmente começa a suspeitar que pode ser uma coisa e outra, tudo isso na base do achismo e improviso e definitivamente essa não é a melhor maneira para se trabalhar e lidar com esses problemas.

O que devemos fazer é definirmos uma política bem estruturada dentro de uma rotina de monitoramento para que possamos então saber exatamente em que situação se encontra nosso ambiente de servidores, nesse caso trabalharemos com pró-atividade e isso será muito bem visto - e acreditem, essa palavrinha bonita chamada "pró-atividade" destaca e diferencia muito bem um profissional. Desta forma poderemos prever com antecedência a necessidade de um upgrade evitando a queda de desempenho dos serviços e também, acredito eu, como sendo o mais importante (aquilo que deixa qualquer um que trabalhe com TI - as reclamações dos usuários). É ou não é verdade?

Um detalhe importante é que através do monitoramento poderemos prever com antecedência a troca de um determinado servidor caso ele esteja chegando a um limite onde não será mais possível um upgrade seja ele de memória RAM ou HD, até porque nós sabemos que hardware de servidor você não encontra em qualquer esquina ou com qualquer fornecedor o que pode levar um certo tempo para que você receba os componentes, eis então mais um ponto de grande importância para prever acidentes.

Bom, vale a dica pessoal, e lembrem-se pequenos detalhes fazem grandes diferenças.

Até a próxima!

Recursos Adicionais

Para obter mais informações, veja os seguintes recursos:

Monitorando o desempenho do servidor:
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc780898(WS.10).aspx
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/bb266984.aspx
Rogério Dias

Rogério Dias - MCTS e MCITP Server Administrator