Gerência - Qualidade e Testes
Acessibilidade - Uma Boa Idéia
Hoje em dia está muito em voga a luta pela acessibilidade, que é descrita como "Não só o direito de acessar a rede de informações, mas também o direito de eliminação de barreiras arquitetônicas, de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos."
por Ezequiel C. BlascoHoje em dia está muito em voga a luta pela acessibilidade, que é descrita como "Não só o direito de acessar a rede de informações, mas também o direito de eliminação de barreiras arquitetônicas, de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos." (www.acessobrasil.org.br). Desta descrição, podemos considerar como tocante a nós, profissionais de Computação, os seguintes aspectos:
- Dispositivos
para Pessoas com Limitações
- Sensor fixo a um dispositivo em forma de capacete;
- Permite o uso do teclado ou outro dispositivo com o movimento da cabeça;
- Ideal para pessoas tetraplégicas ou com paralisia cerebral, mas que tenham boa mobilidade do pescoço para cima.
- Periférico comum que pode ser uma alternativa ao tradicional mouse;
- A rotação de uma esfera voltada para cima provoca a deslocação do ponteiro do mouse;
- Ideal para pessoas tetraplégicas com movimento residual em uma das mãos.
- Permite acionar o teclado com o mouse, selecionando a tecla emulada no monitor do computador;
- Pode contar com predição de palavras;
- Ideal para pessoas com tendinites, pouca força muscular, ou com paralisia cerebral (utilizando dispositivos auxiliares).
- Dispositivo composto por uma fila de células Braille eletrônicas que podem reproduzir o texto presente na tela do computador.
- Periférico que permite a impressão de textos eletrônicos em Braille, para leitura de pessoas cegas.
- Pode ser utilizada de forma autônoma por cegos, uma vez que dispõe de um painel marcado em Braille.
- Capta a informação de um computador e envia-a em tempo real para um sintetizador de voz ou um terminal Braille.
- Atualmente os sintetizadores de voz constituem parte integrante dos leitores de tela, estando presentes também nos sistemas operacionais atuais (Sam Voice, nos SO Windows).
- Exemplos: DOSVOX, JAWS.
- Aplicável em: sites Web.
- Ex.: O equivalente textual de uma imagem de uma seta para cima, que estabelece o link a um sumário poderia ser "Ir para o sumário“.
- Aplicável em: sites Web, aplicativos offline.
- Ex.: Em um mapa, as legendas podem ter um equivalente alfanumérico, ou serem indicadas por meio de diferentes hachuras.
- Aplicável em: sites Web.
- Ex: Usar a marcação de lista para representar uma lista e não uma marcação de parágrafo.
- Aplicável em: sites Web, aplicativos offline.
- Ex: Em HTML, utilizar o atributo "lang“ (<HTML lang=“pt"></HTML>).
- Aplicável em: sites Web.
- Ex: Em HTML, utilizar TD para identificar as células de dados e TH para identificar os cabeçalhos.
- Aplicável em: sites Web, aplicativos offline.
- Ex: Considerar a compatibilidade quando utilizar novas tecnologias, como, por exemplo, ao passar o conteúdo de um site de um ambiente Web tradicional para uma conexão 3G, em um celular.
- Aplicável em: sites Web, aplicativos offline.
- Ex: Evitar situações que possam provocar o “piscar” do conteúdo das páginas.
- Aplicável em: sites Web.
- Ex: Agentes de interface (Dosvox) e ferramentas de criação devem ter condições de acessar o conteúdo da página Web.
- Aplicável em: sites Web, aplicativos offline.
- Ex: Permitir navegação pelo teclado do computador, ou pelo painel do celular (tecnologia 3G).
- Aplicável em: sites Web.
- Ex: Em HTML, evitar a utilização de frames cujo destino seja uma nova janela.
- Aplicável em: sites Web.
- Ex: Preferir a utilização de HTML + CSS, ao invés de técnicas e tecnologias que não possibilitam a integração de interfaces alternativas, como leitores de tela. É o caso das páginas em Flash, páginas com o layout feito em tabelas (sem a utilização de CSS), etc.
- Aplicável em: sites Web, aplicativos offline.
- Ex: Em HTML, utilizar o atributo "title" nos elementos FRAME.
- Aplicável em: sites Web, aplicativos offline.
- Ex: Em HTML, escrever "Dados sobre a versão 4.3", em vez de "Clicar aqui“ e utilizar RDF para indicar a autoria de um documento, o tipo de conteúdo.
- Aplicável em: sites Web, aplicativos offline.
- Ex: Não usar a linguagem de chat para a produção do conteúdo.
Existem vários tipos de limitações possíveis, inclusive não estando totalmente correlatas a fatores de ordem biológica (tecnologia utilizada, limitações de equipamento, etc.). Mas por sua relevância, serão mostradas aqui soluções para pessoas com limitações físicas e psíquicas. São listados aqui alguns dispositivos de hardware e software para pessoas com limitações. Vamos a eles, pois.
Ponteiro de cabeça:
Trackball:
Teclado Virtual:
Terminal Braille:
Impressora Braille:
Leitores de Tela:
Cuidados com a Acessibilidade no Desenvolvimento de Software
Para a utilização dos facilitadores acima descritos, faz-se necessário que alguns cuidados na criação de páginas Web e de aplicativos offline sejam seguidos. Esses cuidados estão, em geral, refletidos nas diretivas da WAI-W3C. Essas diretivas são divididas em 14 itens, os quais são primeiramente aplicados em sites Web. Porém, muitos dos princípios podem ser aplicados também em softwares offline. Vamos a eles:
1. Devem ser fornecidas alternativas ao conteúdo sonoro e visual;
2. Não recorrer apenas à cor;
3. Utilizar corretamente marcações e folhas de estilo;
4. Indicar claramente qual o idioma utilizado;
5. Criar tabelas passíveis de transformação harmoniosa;
6. Assegurar que as páginas dotadas de novas tecnologias sejam transformadas harmoniosamente.
7. Assegurar o controle do usuário sobre as variações do conteúdo
8. Assegurar a acessibilidade direta de interfaces integradas ao sistema do usuário.
9. Projetar páginas considerando a independência de dispositivos
10. Utilizar soluções de transição
11. Utilizar tecnologias e recomendações do W3C-WAI
12. Fornecer informações de contexto e orientações
13. Fornecer mecanismos de navegação claros
14. Assegurar a clareza e a simplicidade dos documentos
Bom, meus amigos, por enquanto é isso. Qualquer dúvida sobre acessibilidade, ou qualquer conteúdo relacionado à usabilidade, podem escrever para ezequiel.blasco[at]testanywhere.com.br.
Abraços, e até a próxima!
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