Infra - Windows Server

Você planejou o suporte dos seus servidores Windows?

A partir de 13 de Julho de 2010 será encerrado o suporte estendido ao Windows 2000 Server. Porém isto não significa que todos os artigos e documentos online serão descontinuados. Todo o material público online será mantido . Se você ainda não fez upgrade dos seus servidores Windows 2000 Server então é bom priorizar no seu planejamento anual.

por Fabio Hara



A partir de 13 de Julho de 2010 será encerrado o suporte estendido ao Windows 2000 Server. Porém isto não significa que todos os artigos e documentos online serão descontinuados. Todo o material público online será mantido . Se você ainda não fez upgrade dos seus servidores Windows 2000 Server então é bom priorizar no seu planejamento anual.

E o Windows Server 2003 / R2?

Na mesma data de 13 de julho de 2010 o Windows Server 2003 passa para a fase de suporte regular para suporte estendido. Nesta fase o que acontece é:
  • Microsoft continua fornecendo atualizações de segurança e suporte pago
  • Clientes continuam a ter acesso a todos os security updates e auto-suporte online
  • Demais hotfizes serão fornecidos SOMENTE para clientes que estejam dentro do EHS (Extended Hotfix Support)
Estes dados são muito importantes. Muitas empresas não atualizam seus servidores com regularidade. As implicações neste tipo de decisão, na minha visão, são:
  1. o tempo de vida de suporte é menor
  2. mal aproveitamento de novas tecnologias disponiveis que reduzem custos e operação
Ainda existe o argumento para muitos profissionais de TI de que eles confiam somente no produto após alguns anos de lançamento do mesmo. O que move este conceito é o fato de que no passado os produtos estavam maduros somente após o lançamento do primeiro Service Pack. Este é o pior argumento que pode ser apresentado, pois as soluções atuais estão muito mais maduras que antigamente. No passado o conceito de desenvolvimento seguro e de melhores praticas de ddesenvolvimento não eram tão firmes quanto agora. A Microsoft adota fortemente o SDL (Security Development Lifecycle), resultando em um produto muito mais estavel a cada versão. Acredito que alguns que estejam lendo este artigo devem ter trabalhado com o Windows NT 4.0, e na epoca uma simples implantação do IIS 4.0 (via Option Pack) era um trabalho que exigia certa dose de paciencia, trabalho e muita sorte.

Alguns exemplos que ajudam a ilustrar o que pode acontecer quando não se mantem o ambiente atualizado:

Imagine que você tenha um servidor de aplicação muito critico, porém a aplicação que é executada nele ainda funciona sob Windows 2000 Server. Com certeza se até agora esta maquina foi mantida com o Windows 2000 significa que é um hardware antigo e que em breve, muito breve, deixará de ter componentes de reposição disponiveis. Um belo dia queima a placa mãe, e apesar de ter um contrato com algum fornecedor voce tem a triste noticia de que não existe mais peça de reposição., pois já existem modelos mais novos. Confiar em um contrato de manutenção não isenta 100% da sua responsabilidade. Nestas horas a maquina já esta parada e por mais que você discuta com seu fornecedor você não resolveu o problema.

Vamos imaginar outra situação: A vantagem de mmanter sempre o mais atualizado possivel seus servidores é a migração. É muito mais facil (e menos impactante) migrar com diferença de uma versão do que 2 versões de diferença. Exemplificando:
  • Migração de um servfidor Windows 2000 Server direto para Windows Server 2008 = maior probabilidade de incompatibilidades
  • Migração de um servidor Windows Servr 2003 direto para Windows Server 2008 = menor probabilidade de incompatibilidades
É fundamental que os gerente de TI e demais profissionais envolvidos com a manutenção de uma infraestrutura de TI estejam atentos a estes fatos. A TI não é estatica, exige sempre que você pense no futuro do ambiente.
Fabio Hara

Fabio Hara - Um dos primeiros MVPs (Most Valuable Professional) de infra-estrutura do Brasil, além de MCTS, MCITP, MCSA, MCSE, MCITP e MCT, com mais de 14 anos de experiência no mercado de infra-estrutura de redes Microsoft. Atuou em muitos cases da Microsoft e hoje ocupa a posição de Especialista em Infra-estrutura e Virtualização no time do TechNet Brasil. Sua missão é contribuir com os profissionais e comunidades de IT Pros a explorar as funcionalidades e recursos da plataforma Microsoft.

Blog:
http://fabiohara.spaces.live.com
Twitter: http://Twitter.com/fabiohara