Infra - Windows Server

Qual a razão para incentivar as comunidades técnicas?

Certa vez fui questionado por alguns colegas de trabalho anos atrás sobre meus motivos de querer escrever artigos, participar de fórum e de palestrar.

por Fabio Hara



"A opinião expressa neste artigo é baseada na experiência do autor e pode não refletir exatamente a opinião de outras pessoas"

Certa vez fui questionado por alguns colegas de trabalho anos atrás sobre meus motivos de querer escrever artigos, participar de forum e de palestrar. As pessoas não entendiam qual o motivo para utilizar boa parte do meu tempo livre fazendo isso, ao invés de fazer outras coisas. Apesar de ultimamente ter diminuido um pouco eu ainda continuo escrevendo artigos, participando (muito pouco, mas ainda continuo) de foruns tecnicos e principalmente palestrando.

As motivações que me levaram a isso e que acredito que alguns também tenham o mesmo sentimento é a satisfação ao saber que através de um artigo tecnico, de uma boa resposta no forum ou de uma palestra empolgante alguém (ou até mesmo algumas pessoas) conseguiu aprender um pouco mais e com isso ajudou de certa forma na progressão profissional. Pode parecer tolo ou até mesmo sonhador, mas é muito gratificante receber um email ou até mesmo uma observação no seu blog de alguém que aprendeu um pouco com você e com isso você ajudou de certa forma. Já tive oportunidade de presenciar situações onde pessoas com grande conhecimento ficavam se vangloriando de saber mais que outra pessoa, e vice-versa. Parece uma competição: quem sabe mais pode humilhar o próximo. A única recompensa é um sentimento fútil de superioridade, até o momento em que for superada por outra pessoa.

Ajudar sua comunidade técnica é uma corrente. Cada um que colabora ajuda mais de uma pessoa e com isso a corrente permance forte, coesa e unida. Todos saem ganhando, desde que exista este sentimento de contribuição dos membros. Comunidades que possuem muitos membros, porém apenas poucos contribuem e muitos apenas absorvem possuem tendência a se desintegrar a médio prazo.

Os benefícios também atingem a atmosfera profissional. Pessoas que possuem bons artigos, ótimas apresentações e possuem uma base sólida de conhecimento tendem a se tornar referências na comunidade e consequentemente alcançam oportunidades profissionais melhores. Bom, isto significa que existe sim um aspecto importante e que as empresas devem ficar atentas a este fenômeno? Claro! Vamos entender um pouco melhor este processo.

Um profissional que se preocupa em escrever bons artigos ou até mesmo de oferecer boas respostas no fórum possui mais força de vontade de estudar por conta própria. Isso é um ponto importante, pois muitas empresas gastam muito com treinamento e capacitação da equipe, e não sabem aproveitar este tipo de profissional que tem vontade de estudar por conta própria. Isto não significa que treinamentos sejam dispensáveis, muito pelo contrario. Porém existem situações em que você não pode esperar que uma chance caia do céu, sabendo que existem outros no mercado que vão atrás.

Outro ponto importante deste perfil profissional. No caso da Microsoft ela procura reconhecer os profissionais (e não somente as empresas) que se destacam na comunidade. Prova disso são os programas Dev Award, IT Hero, Profissional 5 estrelas e Influencers. Com certeza um profissional que se destaca em um destes programas é porque ele já tem o mais importante: quer fazer a diferença. Além disso existe outro programa maior, que é o MVP (Most Valuable Professional). O MVP é um titulo que a Microsoft oferece para profissionais no mercado que no último ano contribuíram com a comunidade técnica. O titulo é valido por 1 ano após seu recebimento e , ao término do prazo se a pessoa continuou colaborando então ela renova seu titulo. São poucos MVPs no mundo (cerca de 2000) e no Brasil também (aproximadamente 80 pessoas). Portanto muitos fazem do titulo MVP uma meta na vida e , após obter o titulo, acabam deixando de contribuir. Mas isto não interessa para este artigo.

O mais importante de tudo é que a contribuição com a comunidade, seja ela Open Source, Microsoft ou qualquer outra, deve ter a recompensa como uma consequência, e não o proposito final. O conhecimento não faz sentido se não for compartilhado.

Links de referência:
Fabio Hara

Fabio Hara - Um dos primeiros MVPs (Most Valuable Professional) de infra-estrutura do Brasil, além de MCTS, MCITP, MCSA, MCSE, MCITP e MCT, com mais de 14 anos de experiência no mercado de infra-estrutura de redes Microsoft. Atuou em muitos cases da Microsoft e hoje ocupa a posição de Especialista em Infra-estrutura e Virtualização no time do TechNet Brasil. Sua missão é contribuir com os profissionais e comunidades de IT Pros a explorar as funcionalidades e recursos da plataforma Microsoft.

Blog:
http://fabiohara.spaces.live.com
Twitter: http://Twitter.com/fabiohara