Gerência - Qualidade e Testes

A Qualidade das Empresas de TI

Artigo comentando sobre o nível de seriedade e profissionalismo que algumas empresas levam no mercado de TI.

por Bruno Henrique Zulzke



Uma coisa que andou me chamando a atenção ao longo desse tempo que trabalho com desenvolvimento para internet, é o número elevado de empresas do setor, e uma coisa preocupante que percebi, é o nível de seriedade dessas empresas e como tratam o processo de desenvolvimento de software para web.

Durante a minha passagem pela faculdade, estudei diversas matérias que abordavam assuntos de gerenciamento de projetos e de como planejar um projeto antes mesmo de por a "mão na massa". Mesmo sendo demorado e cansativo esse processo todo de levantamento de requisitos, desenho de diagramas de classe, de sequência entre outros, é uma etapa essencial para o sucesso de um projeto. Ai vem minha pergunta, como uma empresa que cobra um valor totalmente abaixo do mercado, não tem um briefing decente e não tem profissionais mais "Seniors" para orientar e auxiliar os mais novos, deseja obter sucesso em seus projetos?

Na minha carreira passei por algumas empresas que se enquadram na mesma linha, onde a prioridade não é concluir um projeto com excelência e sim finalizar mais projetos em menos tempo, e por estar dentro dessas empresas me surgiu outra pergunta em minha cabeça, qual a causa dessa empresa ser assim? E observando amigos e colegas da área que passaram por isso, pude chegar a uma conclusão.

O problema (pelo menos nesses casos que presenciei) é que o dono da empresa não é e nunca foi do ramo, não estudou e nunca trabalhou na área, apenas viu uma oportunidade de ganhar dinheiro quando teve o BOOM da internet.

Com essa resposta em mente fico bitolando; e como acabar com isso? Quem deve tomar alguma atitude?

Bom, acredito que nós como desenvolvedores, web designers e profissionais do setor que somos responsáveis por isso é que devemos acabar com isso, mas como?

Eu digo: nos valorizando mais, não aceitando salários abaixo do mercado, mostrando que não é qualquer um que pode desenvolver um sistema, um site ou algo do tipo.

Afinal não precisaríamos ficar anos na faculdade estudando processos, gerenciamento, cálculos entre outras matérias, se qualquer um pudesse fazer sites e sistemas.

Espero que esse cenário mude ao longo dos próximos anos e conseguimos reverter o quadro de número elevado de projetos sem sucesso no Brasil e no mundo.

Bruno Henrique Zulzke

Bruno Henrique Zulzke - Analista de Sistemas na Spring Wireless. Formado em Desenvolvimento de Aplicações para Internet na FIT (Faculdade Impacta de Tecnologia), atua no mercado de TI desde 2004 e atualmente é focado em desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis nas plataformas Android, iOS e J2ME.