Gerência - Qualidade e Testes

Aplicando o Intra-Empreendedorismo na TI

Eu definiria uma pessoa Intra-Empreendedora aquela que tem a capacidade de assumir responsabilidades para inovar e criar dentro de uma organização.

por Bruno Henrique Zulzke



Quando pensamos em uma pessoa empreendedora, nos vem a cabeça um indivíduo que busca a realização de um negócio inovador e que lhe possa trazer um retorno financeiro , mesmo que tenha e vá assumir diversos tipos de riscos para que isso ocorra.

Mas existe também um outro tipo de empreendedorismo, o chamado Intra-Empreendedorismo. Mas afinal o que é ser uma pessoa Intra-Empreendedora?

Eu definiria uma pessoa Intra-Empreendedora aquela que tem a capacidade de assumir responsabilidades para inovar e criar dentro de uma organização. Mas para ser mais específico nesse artigo, irei abordar o tema focado nas empresas de TI.

Acredito que há muitos funcionários espalhados pelas empresas que possuem a "Síndrome do Empregado", que tem por características o medo do erro, a dependência de ser supervisionado, a falta de conhecimento sobre todo o processo que engloba o seu serviço, a não pró-atividade e não se preocupa com a necessidade do cliente.

Oposto a essas caracteristícas descritas a cima, o funcionário intra-empreendedor, busca sempre trazer novas soluções aos processos da empresa, visando trazer produtividade, eficiência ou qualquer outro benefício a corporação. No Mundo da TI vejo como extrema importância um colaborador que esteja em um cargo de desenvolvedor, programador ou algo do tipo, levar até seu gestor novas tecnologias que possam agregar valores e vantagens ao produto ou serviço.

Vale lembrar a importância de nunca ter medo do NÃO, pois toda mudança é difícil e sempre existirá N motivos para que coloquem empecilhos a sua idéia, sejam eles técnicos, financeiros ou políticos. É essencial também que ao propor uma idéia você tenha na manga um bom argumento e seja convicente para que seus superiores vejam que você sabe do que está falando.

Voltando ao mundo da TI, vejo também como uma ação intra-empreendedora o investimento em cursos e workshops, sejam eles patrocinado pela empresa ou não, você estará se valorizando como profissional e além disso estará absorvendo novos conhecimentos para levar para o dia-a-dia da empresa, assim destacando-se entre os demais colaborades.

Indo para o lado mais técnico, se sua empresa ainda não executa alguns processos que eu definiria como básicos e de extrema importância, como trabalhar com um sistema de versionamento de software (Source Safe, Subversion), rodar testes funcionais e unitários (Nunit, Junit), backups diários dos DataBases do servidor, está ai uma ótima chance para você estudar um assunto, chamar seu gestor e lhe propor alguma dessas ferramentas, expondo as vantagens que a empresa terá ao implementar essas tecnologias.

Para concluir, entendo que a vantagem de ser um intra-empreendedor é que você já possue toda uma estrutura montada e todo um processo em andamento, que lhe proporcionará um suporte maior em suas ações de inovação e criação.
Bruno Henrique Zulzke

Bruno Henrique Zulzke - Analista de Sistemas na Spring Wireless. Formado em Desenvolvimento de Aplicações para Internet na FIT (Faculdade Impacta de Tecnologia), atua no mercado de TI desde 2004 e atualmente é focado em desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis nas plataformas Android, iOS e J2ME.