Gerência - Qualidade e Testes

TMap Test Management Approach - Introdução - Parte 1

Acredito que seja de grande valor apresentar este modelo de testes estruturados para a comunidade de teste de software, sendo mais uma opção para os profissionais de conhecerem as melhores práticas de teste...

por Fábio Martinho Campos



Recentemente fui aprovado no exame de certificação do TMap Next Foundadion e acredito que seja de grande valor apresentar este modelo de testes estruturados para a comunidade de teste de software, sendo mais uma opção para os profissionais de conhecerem as melhores práticas de teste, desde seu conceito mais fundamental até processos organizacionais.

Um breve histórico

A Sogeti é uma empresa líder mundial provedora de serviços tecnológicos, especializada em Gerenciamento de Aplicações, Gerenciamento de Infra-Estrutura, Engenharia de Alta Tecnologia e Teste de Software.

A Sogeti é também parte da empresa internacional Capgemini e possui mais de 20 mil colaboradores no mundo.

Uma das especializações da Sogeti são as ofertas de QA(Quality Assurance). Prova disso são os dois métodos internacionalmente reconhecidos: o TMap Next(Test Management Approach) para gerenciamento de testes estruturados e o TPI Next(Test Process Improvement) para melhoria dos processos de teste.

Sendo assim, o TMap Next é uma abordagem/estratégia para testes estruturados de sistemas de informação da Sogeti.

Atualmente, 4 livros são referências para o TMap Next: Testing according to TMap(1995) e Software Testing – A guide to the TMap approach(2002), TMap Next for result-driven testing(2006) e End-to-end testing with TMap Next(2009).

A força do TMap Next

O TMap Next é um método para testes estruturados reconhecido em todo o mundo e esta experiência vem de milhares de profissionais analistas de teste em muitos projetos durante os últimos 20 anos.

Atualmente é usado em muitas empresas como bancos, seguradoras, fundos de pensão e organizações do governo.

Flexível para se adaptar aos conceitos de metodologias de desenvolvimento de software como DSDM(Dynamic Systems Development Methodology), RUP(Rational Unified Process), RAD(Rapid Application Development) e abordagens ágeis como XP e SCRUM

Aonde o TMap Next pode te ajudar?

O TMap Next é uma metodologia de teste de software muito estruturada e bem organizada, te ajudando a:

- Explicar como realizar certas atividades ou como estas são suportadas pelo TMap Next;

- Tradução dos requisitos do cliente em uma estratégia de testes concreta e gerenciamento da execução desta estratégia;

- Auxilio ao gerente, coordenador e analista de testes a lidar com várias abordagens de desenvolvimento de software;

- Execução de análise de riscos do produto, estratégia de testes e testes (não)funcionais;

- Configuração e gerenciamento da infra-estrutura dos testes para o projeto atual e outros projetos;

- Criação das especificações de teste bem como o uso de técnicas de especificação de casos de teste;

- Preparação, especificação e execução de testes descritos como processos dentro dos processos do TMap Next;

- Relatórios dos resultados dos testes com a perspectiva do cliente;

- Considerando o processo de teste com uma visão exterior, respondendo questões como: “O que realmente o teste entrega?”.

Aonde o TMap Next pode ser aplicado?

O TMap Next pode ainda ser aplicado aos seguintes cenários:

- Aonde exista um relacionamento cliente/fornecedor(outsourcing) entre cliente, desenvolvedor e testador(cada um com suas responsabilidades) ou uma abordagem coletiva iterativa;

- Com metodologias iterativas, incrementais, “waterfall” e ágeis;

- Com novos desenvolvimentos, manutenções e migrações de sistemas;

- Em situações com a combinação de duas metodologias de desenvolvimento como: in-house, baseado em reuso e na montagem de módulos comprados, tudo dentro de uma única arquitetura;

- Na cobertura de requisitos não-funcionais do sistema;

- Em situações aonde muitas atenções devem ser dadas aos processos de comunicação e habilidades associadas;

De acordo com o livro TMap Next, for result-driven testing: “A implementação ou melhoria das estratégias de teste não é algo que se possa fazer casualmente! Entre outras coisas, requer conhecimento da maturidade de teste atual da organização e o ambiente no qual o teste de software é implementado ou melhorado. Com freqüência, parece difícil na prática determinar quais os passos necessários e seqüência para implementar ou melhorar o teste. Para tanto, o modelo de avaliação da maturidade de processo de teste TPI Next poderá ajudar no passo-a-passo para a implementação e melhoria das estratégias de teste”.

Com esta simples introdução já podemos perceber o grande potencial que o TMap Next pode nos oferecer em termos de ferramentas, estratégias e checklists já prontos e que podem ser baixados no site oficial do TMap Next.

Apresentarei também em outros artigos com mais profundidade, assuntos relacionados ao TMap Next como: Framework e Importância do Teste, As 4 Essências do TMap Next, Processos do Ciclo de Vida do TMap Next – Testes de Sistemas e Aceite, Testes de Desenvolvimento e Processos de Suporte, Características da Qualidade e Tipos de Teste, Gerenciamento de Defeitos, Design de Testes, Técnicas de Avaliação(Evaluation) e Estrutura Organizacional, Carreira e Certificações com TMap Next.

Referências e Links:

- Livros utilizados para a base deste artigo

1. TMap Next, for result-driven testing

2. Software Testing: A guide to the TMap Approach

3. End-to-end testing with TMap Next

- Links

     - Site TMap Next: http://eng.tmap.net/Home/

- TMap Next Downloads: http://eng.tmap.net/Home/TMap/Downloads/index.jsp

     - Glossário TMap Next: http://eng.tmap.net/Home/TMap/Glossary.jsp

Fábio Martinho Campos

Fábio Martinho Campos - Bacharel em Computação pela UNITAU (Universidade de Taubaté), MBA em Gestão de Projetos pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas-USP). Trabalhou no INPE-MCT (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em São José dos Campos como analista de sistemas e desenvolvedor web da Intranet e Internet por dois anos. Trabalhou na empresa alemã Liebherr Guindastes e Máquinas Operatrizes como analista de sistemas e desenvolvedor web, atuando também como analista de processos para o projeto de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) da empresa. Na IBM Brasil trabalhou por um ano como analista de teste no GTO (Global Test Organization) e SEA&T (System Engineer Architecture and Test) no projeto internacional Blue Horizon Configurator. Ainda na IBM trabalhou no Projeto CADU e SCFI do Banco Bradesco. Possui as certificações CBTS (Certificação Brasileira de Teste de Software), CQA (Certified Quality Assurance), CST (Certified Software Testing), COBIT(ISACA), ISTQB/ISEB(CTFL) e IBM Certified Specialist – Software Quality. É palestrante da disciplina de Teste de Software e Qualidade de Software, contribui para o crescimento do mercado de Teste de Software no Brasil através de palestras e eventos em universidades.