Desenvolvimento - SEO

Como otimizar seu e-commerce sem mexer em códigos

Veja neste artigo como otimizar sua loja virtual sem utilizar códigos e de uma maneira muito simples, melhorar seu posicionamento nos buscadores.

por Paulo Henrique Mendes da Silva



Devido o grande número de lojas virtuais na internet, a cada dia a necessidade de diferenciação é enorme e o impasse é sempre o mesmo: se o “núcleo” de uma loja virtual é igual para todas, como se diferenciar nesse meio? Alterar layout, aperfeiçoar a usabilidade, criar promoções espetaculares e por aí vai! A lista de opções é grande, além de um produto ou serviço de qualidade,foque em práticas para disponibilizarum conteúdo de qualidade dentro da sua loja virtual essa é a melhor alternativa quando o seu orçamento esta apertado.

Observe alguns pontos que podem mudar, consideravelmente, a relevância de sua loja virtual:

Otimize as imagens do site

Procure ter imagens exclusivas e com ótima resolução. Em alguns casos, a contratação de um fotógrafo é uma ótima saída, além disso, o Google Imagem Search pode render várias visitas;

Fique atendo à pesquisa interna do seu site

Veja se funciona, use, analise os resultados e procure sempre melhorar o funcionamento. Às vezes um produto não está sendo encontrado por estar nomeado errado ou em outra categoria. Crie códigos para os produtos, facilitando a busca de itens que possuem nomes extensos ou difíceis de serem lembrados. Usabilidade nunca é demais.

Crie área de comentários para o produto

Permita que o cliente fale a respeito do seu produto, assim você conseguirá informações valiosas sobre como ele vê e procura o produto que deseja. Talvez seus clientes conheçam aquele produto por uma “gíria” ou por outro termo qualquer, por isso, vale à pena criar assim um novo grupo de palavras-chave com a ajuda de seus clientes.

Não use “Veja mais” ou “Veja”

Utilize sempre texto âncora no seu link; este texto indicará ao buscador qual o conteúdo do link. Então, ao invés de usar o “veja aqui mais informações do tênis Nike” coloque o link na marca criando um ótimo âncora para o seu objetivo.

Evite copiar a descrição do produto fornecida pelo fabricante

Utilizar uma descrição genérica como sua descrição principal não é uma boa escolha, pois o Google vê com maus olhos o conteúdo duplicado, ou seja, páginas que contém informações semelhantes ou idênticas de outros sites; isso sem contar que o buscador encontrará dificuldades para classificar quem tem maior relevância. Por isso, crie descrições próprias, conteúdos únicos na internet, pois uma boa redação faz diferença. Treine as pessoas responsáveis para cadastrar seus produtos, criar nomes e descrições completas e exclusivas.

Veja abaixo, um exemplo da quantidade de variações que o nome de um produto pode ter:

  • Variação 1 - Impressora Laserjet P2035N - HP
  • Variação 2 - Impressora Laser Mono 30 ppm P2035N HP
  • Variação 3 - Impressora P2035N CE462A Laser Mono LaserJet 110v - HP
  • Variação 4 - Impressora Laser Monocromática - HP LaserJet P2035N
  • Variação 5 - Impressora Laser Monocromática, Laserjet P2035n - HP
  • Variação 6 - Impressora HP Laserjet P2035N

Caso encontre dificuldades para criar descrições e nomes únicos, uma boa saída é a criação de blogs oferecendo informações completas sobre os produtos da sua loja, desenvolvendo assim uma ótima porta de entrada para a sua loja virtual.

Sempre insira o nome do seu produto, categoria, modelo e marca no título da sua página, lembrando que a quantidade recomendável de caracteres para um título é de 63 toques. Isso não significa que após essa quantidade o buscador vá ignorar o conteúdo restante, mas algumas informações podem não ficar visíveis aos usuários. Se a perda for pequena para o usuário e houver vantagem para a SearchEngine, então vale à pena utilizar títulos maiores. No geral, utilize sempre o bom senso, não esqueça que o seu site tem que ser relevante para o seu usuário.

Veja o exemplo de um título otimizado: “Loja virtual: Tênis - Tênis Nike modelo R4”

Jamais faça isso: “Tênis NikeShok | Tênis shock 4 | Tênis com mola”

Observe que todas as dicas acima não requerem nenhum conhecimento avançado em programação ou algo do tipo então se você quer uma loja de sucesso arregace as mangas e mãos a obra.

Paulo Henrique Mendes da Silva

Paulo Henrique Mendes da Silva - Trabalha ha oito anos na área de tecnologia com vivencia na área de hardware, redes, SEO, PPC e Web analytics, conta também em seu currículo com quatro anos de experiência como instrutor de informática, atualmente trabalha como analista de SEO, desenvolvedor front-end e se dedica ao estudo do marketing de busca. www.aglink.com.br.