Desenvolvimento - SEO

Dando os primeiros passos na otimização de websites.

Está pensando em dar os primeiros passos nesse mundo de SEO? Fique sabendo algumas coisas muito importantes para quem está começando nesse mercado.

por Rodrigo dos Messias



Começando uma série de estudos direcionados para Search Engine Optimization, acrônimo SEO, cuja tradução para o nosso idioma é “Otimização para motores de busca”, estas otimizações são feitas para tornar o site mais amigável e com isso subir no ranking orgânico dos buscadores, vou começar com o básico que é explicar o surgimento do termo SEO, o que são motores de busca e técnicas básicas de otimização, então vamos aos estudos:

Como surgiu o termo SEO

Segundo a Wikipédia existem três possíveis origens para o termo SEO, a primeira e menos relevante foi em 1997 no livro “Net Results: Web Marketing that Works”, onde Bob Heyman e Leland Harden, definiram o termo após melhorarem o posicionamento do site de um cliente. A segunda versão e um post referenciado por Danny Sullivan, indicando um spam feito na Unset em 26 de Julho de 1997, onde o termo Search Engine Optimization aparece. A terceira e mais antiga sugere que o termo é uma criação da Multimedia Marketing Group (MMG), empresa online de John Audette, que possuía páginas no início de 1997 que já mencionavam o termo Search Engine Optimization.

Mecanismos de pesquisa

Aperfeiçoar um site com técnicas SEO para tornar mais amigável aos mecanismos de pesquisa afeta apenas às buscas orgânicas, pois os links patrocinados são pagos e vão aparecer em destaque nos motores de busca, na Figura abaixo, tudo o que esta colorido é o resultado orgânico da busca. Tudo o que os motores de busca nos entregam como resultado de nossas pesquisas, excluindo os links patrocinados são considerado resultados orgânicos.

exemplo de busca orgânica

Figura 1: exemplo de busca orgânica

Títulos das páginas

Cada página do seu site precisa ter um título único, ou seja, todos os títulos das páginas do seu site precisam ser diferentes, isso ajudará os mecanismos de pesquisa a se localizar e identificar qual o assunto principal da página que ele esta visitando, o título aparece em forma de link nos mecanismos de pesquisa, e com destaque, por isso ele é tão importante, ele será um dos fatores se não o mais importante do campo visual dos usuários, o título da página deve ser inserido entre as tags HTML Título otimizado para SEO e deve ser colocado entre as tags <head> e </head>, ficando sua estrutura similar a esta:

Listagem 1: Exemplo de Title

<head>
<title> Título otimizado para SEO </title>
</head>
Exemplo de título único

Figura 2: Exemplo de título único

Exemplo de título único

Figura 3: Exemplo de título único

Descrição da página

Para descrever uma página utilizamos uma meta tag de descrição <meta name=”description” content=”uma breve descrição da página”>, procure utilizar uma descrição curta, atrativa e que transmita o assunto que a página aborda, procure sempre lembrar que uma pessoa irá ler este texto e que ela poderá clicar, dependendo da relevância do assunto, então é fundamental ter uma descrição que apresente o conteúdo de sua página. Uma dica é inserir na descrição as palavras-chave, isso trará relevância ao seu texto, lembrando que o texto tem que ser escrito para os usuários.

Dicas para descrever uma página

  • Evite usar descrições genéricas e que não tenham relação com o conteúdo da página
  • Resuma com precisão o conteúdo da página
  • Nunca preencha a descrição apenas com palavras-chave
  • Utilize descrições únicas para cada página do seu site
Exemplo de description

Figura 4: Exemplo de description

Utilize URLs amigáveis

Pense sempre na pessoa que esta buscando um assunto e encontra seu site nos mecanismos de busca, apresentar para ela uma url sem sentido faz com que ela perca o interesse por sua página, criar categorias e urls descritivos auxiliam na organização e também melhoram o rastreamento de suas páginas nos mecanismos de pesquisa, uma boa prática é utilizar o título da página para compor a url.

Exemplo de url amigável

Figura 5: Exemplo de url amigável

Facilite a navegabilidade

Facilitando a navegação você auxilia os visitantes a encontrarem o que procuram com mais agilidade, também ajuda os mecanismos de pesquisa a deduzir qual conteúdo é mais importante. Uma boa prática é evitar cliques excessivos para chegar ao conteúdo, crie uma estrutura de links internos eficientes, isso ajuda os visitantes a encontrarem publicações relacionadas ao tema que ele procura e com isso ele permanecerá por mais tempo em seu site.

Evite o erro 404, mas tenha uma página 404 útil para os usuários

Ocasionalmente os usuários chegarão a uma página que não existe em seu site, então utilize isso a seu favor, forneça uma página que contenha uma mensagem personalizada e apresente para os usuários links e categorias do seu site, isso aumentará a interação com o usuário e poderá evitar com que ele abandone seu site sem encontrar o que procura.

Textos âncoras

Texto âncora é o texto clicável inserido dentro da tag <a href=” ”> </a>

Listagem 2: Exemplo de texto âncora

<a href=”HTTP://www.inspiredme.com.br”>Inspired me | propaganda, seo e wordpress reunidos em um só lugar</a>

Texto de âncora é o texto visível em um hyperlink. É classificado como altamente relevante para os motores de busca, um texto que faz referência ao link normalmente é relevante à página de destino e o objetivo dos motores de busca é apresentar resultados relevantes para os usuários, esta é a razão porque o texto âncora é bem conceituado. O texto âncora deve conter uma ideia básica sobre a página que ele esta direcionando os visitantes, então descrever adequadamente o texto âncora é muito importante tanto para os usuários quanto para os motores de busca.

Na segunda parte deste artigo para otimização SEO abordamos os temas: Tags de cabeçalho, Atributos nas imagens, Robots e Nofollow. Caso tenha alguma dúvida ou queira sugerir um tema para abordagem é só deixar um comentário.

Obrigado e até a próxima.

Referências para estudos e textos que serviram como base para este artigo:

Otimização para motores de busca

Mecanismos de pesquisa

Central de Webmasters

Rodrigo dos Messias

Rodrigo dos Messias - É formado em publicidade e propaganda pela UBC, atua a 7 anos como webdesigner, programador, criativo e curioso. Atualmente trabalha na RPM produtora como analista SEO, entusiasta de SEO, SEM, Otimização de Conversão, WordPress e Magento. www.inspiredme.com.br