Desenvolvimento - SEO

Palavras chave: Aprenda a trabalhar com resultados negativos

Neste artigo iremos ver como trabalhar com palavras chaves negativas em nossa campanha de links patrocinados ou adwords.

por Paulo Henrique Mendes da Silva



O foco da maioria das empresas que utilizam o Google Adwords para anunciar os seus produtos ou serviços é aumentar as conversões com o menor investimento possível às técnicas para chegar a esse resultado são muitas e nem todas se aplicam a todas as campanhas, cada mercado tem sua particularidade. O Adwords oferece um recurso muito interessante onde você pode configurar palavras chaves negativas, você monta uma lista com as palavras que você não deseja que seu anuncio seja exibido assim sua campanha fica mais segmentada, caso você tenha uma loja virtual especializada em moda feminina não é interessante que seu anuncio apareça para pessoas que buscam por tênis masculino neste cenário o ideal é adicionar na lista de palavras chaves negativas a palavra masculino.

As palavras-chave negativas podem ajudar você a alcançar os clientes mais interessados, reduzir os custos e aumentar o retorno do investimento. Você pode adicionar palavras chaves negativa em nível de campanha ou grupo de anúncios, palavras chaves negativas em nível de campanha serão consideradas para todos os anúncios daquela campanha e em nível de grupo de anúncios elas só serão aplicadas naquele grupo de anuncio, isso é muito útil quando você tem uma promoção onde você vai poder oferecer algum brinde grátis para seu cliente. Geralmente a palavra grátis é uma palavra que a maioria das pessoas coloca como palavra chave negativa de uma campanha, mas se para um produto especifico você quiser aparecer para termos que contenha a palavra grátis você tem que remover ela no nível de campanha e colocar no nível de grupo assim o grupo de anúncios referente a essa promoção será exibido normalmente caso contrario sua promoção não será exibida.

Para você que achou tudo muito confuso, olhe esse exemplo:

Suponhamos que você esta montando uma campanha para uma escola de cursos de mecânica, as palavras que logo vem à cabeça são:

  • Curso de mecânica.
  • Aula de mecânica
  • Escola de mecânica
  • Curso para mecânicos

Se alguém pesquisar no Google por “curso de mecânica” é certo que seu anuncio será exibido, mas devemos nos atentar que se alguém pesquisar por “curso de mecânica gratis” ou “apostila curso de mecânica” seu anuncio também será exibido e existem grandes chances do seu anuncio receber um clique de uma pessoa que não vai encontrar o que ela esta procurando.

Veja a seguir como adicionar palavras chaves negativas.

1 - Com a sua conta aberta clique em campanhas:

Abrindo campanhas

Figura 1: Abrindo campanhas

2 - Selecione a guia palavras chaves

Guia de keywords

Figura 2: Guia de keywords

3 - No final da lista de palavras chaves você terá a opção palavras chaves negativas.

Keywords negativas

Figura 3: Keywords negativas

4 - Serão mostradas duas listas diferentes a lista de palavras negativas em nível de campanha e em nível de grupo de anúncios.

Variação de listas

Figura 4: Variação de listas

5 - Para adicionar palavras-chave negativas a um grupo de anúncios, clique no botão adicionar na tabela "Nível do grupo de anúncios". Para adicionar palavras-chave negativas a uma campanha, clique no botão adicionar na tabela "Nível da campanha".

Adicione suas palavras-chave negativas, uma por linha. Não é necessário incluir um sinal de subtração (-) antes de cada palavra-chave. Se você adicionar palavras-chave negativas de correspondência ampla, precisará adicionar suas versões no plural, como "verões". Para adicionar uma palavra-chave negativa de correspondência de frase, coloque o termo entre aspas. Para adicionar uma palavra-chave negativa de correspondência exata, coloque o termo entre parênteses.

Tome muito cuidado para não adicionar palavras que conflitem com a sua lista de palavras chaves, caso ocorra à palavra chave negativa terá prioridade e seu anuncio não será exibido.

As palavras negativas serão colocadas de acordo com o que a pessoa que esta montando a campanha acha que é necessário, depois que a campanha começar a rodar convém monitorar as palavras que estão acionando os seus anúncios e fazer um filtro das palavras que não são interessantes para o negócio da campanha, uma boa tática é colocar algumas palavras com correspondência ampla assim você conseguira ver como as pessoas buscam o seu produto ou serviço.

O Google Adwords oferece um recurso chamado idéias de palavra chave, nele você consegue ver uma lista com as palavras chaves ou termos de pesquisas que acionaram o seu anuncio.

Veja abaixo como identificar palavras negativas para a sua campanha:

1 - Esteja dentro de sua campanha depois clique na aba dimensões.Dentro da aba dimensões escolha a opção de filtrar por termos de pesquisa.

Filtrar termos de pesquisa

Figura 5: Filtrar termos de pesquisa

2 - Caso apareça uma mensagem dizendo que não há dados suficientes para a apresentação dos dados, temos duas causas para essa mensagem ou sua conta é muita nova e realmente o Google não tem esses dados para listar ou você esta limitando a sua consulta para uma data muito curta.

 Mensagem de que não há dados suficientes

Figura 6: Mensagem de que não há dados suficientes

3 - Será exibido uma lista com todas as palavras chaves que acionaram seus anúncios, analise essa lista com calma e veja as palavras que não são interessantes para o seu negócio.

Lista de keywords

Figura 7: Lista de keywords

Não exagere na hora de montar sua lista de palavras chaves negativa isso pode fazer com que seu anuncio seja exibido para poucas pessoas.

Ainda assim é possível que o Google exiba o seu anúncio se alguém pesquisar uma frase com mais de 10 palavras e se sua palavra-chave negativa aparecer depois dessa décima palavra. Digamos que sua palavra-chave seja "desconto". Seu anúncio poderá ser exibido se alguém pesquisar "quartos de hotel limpos em Los Angeles próximo à praia desconto" porque sua palavra-chave negativa é a 11ª palavra na frase. Por outro lado, seu anúncio não será exibido se alguém pesquisar "quartos de hotel limpos em Los Angeles na praia desconto" porque sua palavra-chave negativa é a 10ª palavra na frase.

Neste link https://spreadsheets.google.com/pub?key=rhRAGWZlWQUl6EIgggNp2zQ você encontra uma lista com algumas palavras para ajudar você a criar a sua lista de palavras chaves negativa, veja as que são interessantes para o seu negócio e use.

A lista de palavras chaves negativas deve sempre passar por uma revisão, procure novas palavras e mantenha sua lista sempre atualizada.

Paulo Henrique Mendes da Silva

Paulo Henrique Mendes da Silva - Trabalha ha oito anos na área de tecnologia com vivencia na área de hardware, redes, SEO, PPC e Web analytics, conta também em seu currículo com quatro anos de experiência como instrutor de informática, atualmente trabalha como analista de SEO, desenvolvedor front-end e se dedica ao estudo do marketing de busca. www.aglink.com.br.