Desenvolvimento - SEO

Entendendo a meta tag description e os Rich Snippets

Neste artigo vou explicar mais um pouco sobre otimização de sites, vamos ver como funciona a tag description e os rich snippets.

por Fernando Santos



Buenas pessoal!

No último artigo falei do atributo title (atributo <title>....</title>) e sua importância em SEO. Hoje vou falar sobre meta tag description.

Uma linha de Especialistas em SEOs defende que o uso da meta descritpion é facultativo, outra diz que é indispensável. Particularmente não abro mão de sua usabilidade.

A função da meta descritpion é justamente descrever o que irá aparecer nas páginas de resultado de busca.

Mostrando a meta tag description

Figura 1: Mostrando a meta tag description

Repare que o texto utilizado é o mesmo inserido no HTML, ou seja, a A tag meta description é uma tag de header, ela se localiza-se entre a abertura <head> e fechamento da tag </head> e deve ser trabalhada da maneira que aparece na figura acima.

O número ideal de caracteres inseridos dentro da meta description são de 156 acima disso podemos ter seguinte situação da figura 2 onde o resultado é apresentado com reticências, isso significa que o algoritmo leu apenas uma parte do resultado. Isso não é bom tanto no que diz respeito a estética quanto a parte informativa.

Exibindo reticências

Figura 2: Exibindo reticências

O foco do Google esta voltado principalmente para a experiência dos usuários e por isso vem aperfeiçoando o seu algoritmo para tanto. Elementosque os usuários não conseguem perceber não é considerado fator importante para que uma página apareça bem nos resultados de pesquisa.

A meta description não será fator isolado no ranqueamento, contudo tem fato crucial no que diz respeito ao número de cliques, pois uma descrição bem trabalhada levara os usuários a clicar na página respectiva. E aí sim, sua influência fará sentido.

Outro fato bastante interessante que pode ocorrer é o Google é mostrar os resultados nas páginas de resultado não utilizando a meta description. Isso ocorre da tentativa do Google de tentar encontrar os melhores resultados ou quando falta essatag no código fonte da página. O algoritmo toma as partes mais relevantes da página.

Existe uma forma de enriquecer a os resultados de buscacom um número maior de informações e gerar um aumento de cliques numa página: utilizando as rich snippets.

Existem três tipos de rich snippets: RDFa, Microfrormatose microdados. Existem algumas especificações de Microformatos estabelecidos que acabam criando um design que ajuda à dar vida as SERPS.

RDFa

O RDFa são extensões para o XHTML que permitem o uso de atributos em para a adição de nomes e descritivos às entidades e suas propriedades.

Exemplo de RDFa

FIgura 3: Exemplo de RDFa

Microformatos

É um conjunto de formatos abertos projetados para adicionar semântica, através de atributos específicos do HTML como class, rel e ver. Com esses atributos é possível descrever um tipo específico de informação.

Exemplo de microformatos

Figura 4: Exemplo de microformatos.

Microdados

Seu propósito também é de descrever um tipo de informação através de atributos e valores nas tags de um documento HTML5. É muito parecido com aRDFa e aos microformatos.

Exemplo de microdados

Figura 5: Exemplo de microdados

Veja uma lista de especificações de Microformats, que o Google dá suporte e seus respectivos exemplos:

hCalendar

para marcação de datas, compromissos, eventos e afins

Figura 6: para marcação de datas, compromissos, eventos e afins

hCard

para marcação de cartões de visitas ou informações pessoais

Figura 7: para marcação de cartões de visitas ou informações pessoais

hProduct

para marcação de produtos, preços e toda informação relacionada a e-commerces

Figura 8: para marcação de produtos, preços e toda informação relacionada a e-commerces

hRecipe

para receitas

Figura 9: para receitas

hReview

para reviews individuais

Figura 10: para reviews individuais

hReview-aggregate

para informações resumidas a partir de um conjunto de hReviews

Figura 11: para informações resumidas a partir de um conjunto de hReviews

As Rich Snippetspodem não influenciar de maneira direta no posicionamento, assim como seu uso não irá garantir que o site irá aparecer nas SERPS, contudo, considero uma estratégia importante de SEO. Pelo fato do Google ter uma politica com foco na experiência do usuário.

Em relação ao Brasil, se você já teve a possibilidade de testar ou tiver reparado nos resultados de busca, o uso da Rich Snippets ainda é pouco usado. Independentemente do tipo de site que você possui, fazer mão desse recurso é uma grande vantagem em relação a sua concorrência. Você irá agregar maior valor à busca e melhorar a experiência do usuário que por ventura encontrar seu conteúdo na Internet. Até o próximo post.

Escrito ao som de “Machu Piccho”, The Strokes; “The word”, dos Beatles e “ParanoidAndroid” do Radiohead.

Referência

http://support.google.com/webmasters/bin/answer.py?hl=en&answer=99170

Fernando Santos

Fernando Santos - Analista de SEO na WBI Brasil, Apaixonado por Marketing Digital, Internet, Literatura, Fã de Rock, Fórmula 1, futebol, vinho e boa comida.