Desenvolvimento - SEO

Como criar um conteúdo otimizado para o seu website

Veja neste artigo algumas dicas de como criar um conteúdo otimizado e assim melhorar o seu posicionamento nos buscadores.

por Paulo Henrique Mendes da Silva



Tag de conteúdo

Figura 1: Tag de conteúdo

Muito se fala em conteúdo relevante, mas pouco se fala quais são os pontos para chegar a tal resultado, criar conteúdo relevante não é uma tarefa fácil, vejo até muitos analistas duvidando dessa técnica, mas vejo que são poucos os que se interessam em como criar um, pois bem, antes de levar em consideração qualquer fator de posicionamento nos buscadores não devemos esquecer jamais que quem vai fazer o site se tornar um sucesso é o usuário e não diretamente o Google ele é “apenas” um meio forte de conseguir um alto trafego de usuários para o seu site te garanto que o usuário estará procurando um site com conteúdo relevante e único, pergunte para você mesmo,um site é formado basicamente pelo o que? Conteúdo! Veja abaixo como otimizar o seu.

Sobre o que você vai falar?

Pode parece óbvio, mas se você não pode responder a esta pergunta ou a sua resposta é uma palavra-chave então talvez você não devainiciar a construção do conteúdo. Sério, você precisa da página para que elaagregue valor em seu site.

O que falar

Figura 2: O que falar?

Se sua página for institucional ofereça todas as informações de forma organizada e clara, páginas institucionais tem fama de não serem boas para criar conteúdo, saiba que antes dele procurar seu serviço ele pode esta a busca de alguma informação básica apenas para decidir a compra, talvez detalhar como seu trabalho é executado é uma boa saída. Se seu site for um e-commerce ofereça informações e reviews sobre os seus produtos.

Colocando conteúdo em contexto

É notícia, um comunicado de imprensa, um blog, um tutorial, uma página de um produto? Quais são os seus objetivos com a página?

Não adianta querer misturar as coisas, deixe bem claro qual a ideia geral do conteúdo, seja ele, vender, promover, noticiar e etc.

Considere tempo conteúdo

A terceira consideração é: Por quanto tempo esse conteúdo vai permanecer relevante?

Coloque na balança o custo o tempo de trabalho e qual será o tempo em que esse conteúdo vai permanecer sendo relevante, às vezes não compensa falar de notícias que estão em alta se o seu domínio não tem força o suficiente para que ele seja indexado em um curto espaço de tempo, sites com domínios com maior força no tema que você escolheu serão indexados e melhor posicionados primeiros pode ser que quando você chegue à primeira páginaesse tema não esteja tão em alta ou pior ainda não crie nenhum resultado.

Leve em consideração sempre os seguintes pontos:

  • É uma um tutorial, noticia ou informação que será sempre útil?
  • É uma explicação de produto que vai ser relevante até a próxima versão que sair?
  • É um evento que irá ocorrer?

Não esqueça também de estudar a estrutura de links que será usada no texto para onde vai apontar aonde você conseguiria referencias isso é muito importante.

Faça esse mapeamento e veja se é interessante continuar com a criação desse conteúdo. Principalmente quando a verba do projeto é curta foque em conteúdos com uma concorrência menor e que seja relevante por um longo período de tempo.

Promova

É incrível como muitas vezes vemos pessoas produzindo um conteúdo fantástico, e depois acreditam que é só deixar que esse conteúdo vá atingir um grande público, se você já passou por todo o esforço de pesquisa e produção de um conteúdo de qualidade, então você deve continuar o esforço para a fase pós-publicação.

Se o seu conteúdo for bom o suficiente e estiver publicado em uma plataforma com uma alta relevância, ele provavelmente vai alcançar um nível elevado de visibilidade e links naturais, mas isso não significa que você não deve fazer o seu melhor para que esse conteúdo seja visto pelo maior número de pessoas.

Procure todos os meios possíveis para divulgar o seu conteúdo, redes sociais, agregadores de noticias, sites de publicação e links de entrada de outros domínios. Eu poderia incluir uma enorme lista de sites que você pode usar, mas isso não é uma regra não existe uma lista magica que vai acabar com o seu problema não adianta nada você conseguir links em sites que o publico lá presente não se interessa pelo seu conteúdo.

Você também deve tentar chegar aos influenciadores da indústria que você está trabalhando, mesmo que seja por e-mail, telefone ou plataformas de mídia social. O sucesso desta prática dependerá de uma variedade de fatores (incluindo o conteúdo em si, o domínio que o conteúdo for publicado, o autor, a maneira que você escolher para fazer contato e área de discussão), mas nunca é demais tentar. Se você mapeou os possíveis meios para divulgar seu conteúdo antes de começar a criar conforme explicado antes nesse artigo essa tarefa será bem mais fácil de ser executada.

Seja qual for o objetivo do seu site, tenha sempre em mente um objetivo documente tudo divida o objetivo principal em objetivos menores para que você consiga monitorar e encontrar erros no caminho saiba que fama não significa nada, número de visitantes não significa nada, número de comentários não significa nada tudo só vai começar a ter sentido e realmente ter valor quando seu site tiver um objetivo claramente definido.

Paulo Henrique Mendes da Silva

Paulo Henrique Mendes da Silva - Trabalha ha oito anos na área de tecnologia com vivencia na área de hardware, redes, SEO, PPC e Web analytics, conta também em seu currículo com quatro anos de experiência como instrutor de informática, atualmente trabalha como analista de SEO, desenvolvedor front-end e se dedica ao estudo do marketing de busca. www.aglink.com.br.