Desenvolvimento - SEO

O que são e como entender os links naturais

Neste artigo veremos como funcionam os links naturais, que são aqueles usuários fiéis que você possui e que visitam e divulgam naturalmente o seu site.

por Rodrigo dos Messias



Um assunto muito comentado hoje em dia no mercado de SEO são os links naturais, para construir esses links com qualidade e eficiência temos que compreender alguns aspectos e fatores da indústria, principalmente as diretrizes do Google, que hoje detém e dita as regras da busca orgânica, compreendendo seu raciocínio podemos trabalhar com mais qualidade e propiciar links de qualidade para nossos clientes.

O profissional de SEO cuida da imagem dos sites, fazendo ajustes para que ganhe visibilidade em sites de buscas como o Google, e sejam bem acessados. Quanto mais acessos de qualidade e mais bem colocado nos buscadores, maior será sua taxa de conversão e consequentemente melhor será a experiência do usuário, Este é o papel do SEO, unir a intenção de busca com um resultado de qualidade onde o usuário encontra o que procura.

Esses acessos vem de outros sites e são feitos por links. O link nada mais é do que a referencia ao endereço do site, eles são aquela parte normalmente sublinhada em cor azul que ao clicar leva ao endereço ali sugerido. Eles facilitam o acesso, e a busca do mercado hoje é para deixar esses links em evidência garantindo assim mais acessos. Dentro desse universo existem os links naturais, links orgânicos, links não naturais e links patrocinados.

Links orgânicos

Links orgânicos

Figura 1: Links orgânicos

Quando realizamos uma busca no Google ele aparece na parte central da página, e esta ali por mérito. Eles trazem a palavra ou palavras chave que você digitou no campo de busca e fazem parte do conteúdo de um site.

Links patrocinados

Links patrocinados

Figura 2: Links patrocinados

Os links patrocinados são aqueles que quando se faz uma busca no Google aparecem na lateral direita, ou na parte superior com um destaque amarelo ao fundo. Quando se coloca a palavra-chave não é difícil que eles apareçam. As empresas pagam para que ele esteja ali em evidência.

Links não naturais

Os links não naturais são aqueles criados apenas para fazer com que o site ganhe popularidade. O conteúdo geralmente é deixado de lado, e o que vale aqui é fazer com que ele apareça em todos os locais possíveis. Bons profissionais de SEO sabem como isso é prejudicial para o site.

Links assim costumam violar as diretrizes do Google, que caso detectem fazem punições de acordo com seu código de conduta. Um dos exemplos é criar vários sites que fazem referencia uns aos outros, criando uma certa rede de propagandas para o mesmo objeto. Sites assim provavelmente sofrem punição e não agregam valores reais para os usuários.

Alguns sites prometem programas que aumentam a indexação, isso geralmente é feito através de spams, o que na verdade pode acabar prejudicando o site. É recomendado não sair comentando em sites que aparecem como mais indexados e não tenham relação com o seu, ou fazer comentários nos sites colocando o seu site como link, isso é uma maneira de fazer spam e pode acabar prejudicando seu site também.

Links naturais

Os links naturais são parte natural da web, ganham espaço quando outros sites reconhecem valor no seu conteúdo e fazem indicação a ele, e quando seu número de acessos e procura é elevado em comparação a outros. Ou seja, eles vêm de forma natural por terem um conteúdo de valor, se tornam uma referência na web assim conseguindo acessos. São os links naturais que garantem uma boa classificação e indexação.

Não é difícil reconhecer um link natural, sua qualidade no conteúdo e frequente atualização naturalmente o levam a ser um dos mais procurados. Por isso a importância em profissionais para cuidar de sites e blogs, eles entendem das ferramentas e mecanismos necessários para ganhar espaço na internet. A atualização frequente faz a diferença, pois somente assim os internautas continuarão acessando e se relacionando com o site.

O que são links naturais

A internet tem se tornado um mercado competitivo, e algumas pessoas buscam todos os recursos, mesmo que nem sempre de forma razoável para conquistar seu lugar no sol da web. Para entender um pouco mais sobre esse mercado é bom entender as diferenças entre os tipos de links.

Um link natural é quando algum outro site ou pessoa espontaneamente faz uma referencia ao seu site, podendo ter vários motivos para que isso ocorra, seu conteúdo é diferenciado, a informação passada é muito útil, algo engraçado e divertido, um infográfico, uma imagem, um vídeo entre outros fatores, fazendo uma analogia, quando indicamos uma empresa ou produto para um amigo, estamos fornecendo um link entre uma nova pessoa para aquela empresa, isso só ocorre quando temos uma ótima impressão ou estamos plenamente satisfeitos com aquele produto ou serviço, então podemos constatar que um link natural é quando um usuário fica plenamente satisfeito com o que estamos oferecendo, que ele comenta em suas redes sociais ou escreve em seu blog sobre o assunto, e a única maneira de obter um link natural é satisfazendo plenamente a intenção do usuário, uma pesquisa feita pelo Fábio Ricotta apresenta alguns dados interessantes sobre o que leva uma pessoa a continuar visitando um site:

Pesquisa sobre o fator mais importante para visitar um site

Figura 3: Pesquisa sobre o fator mais importante para visitar um site

Ser diferente e único é a chave para tornar assíduo nosso visitante, então a chave é entender profundamente o que as pessoas querem e entregar isso a elas.

Então como construir links naturais?

Muitas pessoas ao ver uma lista de táticas, pensam que cada um dos itens pode ser aplicado a eles, isto é completamente errado, lembre-se de que cada nicho é completamente diferente do outro, uma coisa que pode ser aplicado a um nicho, pode não ser aplicável para o outro.

Analisando o seu nicho

O conteúdo é completamente dependente do seu nicho, ele é que vai tornar possível o link, então se certifique que seu conteúdo é extremamente relevante e facilite o compartilhamento, verifique também qual a taxa de links naturais em seu nicho, isso vai lhe proporcionar uma visão de quantos links pode-se obter e se é uma pratica do seu mercado.

Algumas indicações para uma alta taxa de links

Quanto mais conteúdo de qualidade e especifico, maior é chance de obter links.

Existem muitos blogs e fóruns que tratam do mesmo assunto que você, se mais pessoas estão falando, então há uma probabilidade maior de seu conteúdo ser referenciado em um desses sites. Uma alta atividade nas redes sociais, isso é um indicador de qualidade, que mostra que há conversas genuínas por pessoas reais em torno do seu conteúdo, isso com certeza gera links naturais.

O nível de excitação do nicho é alto, as pessoas realmente gostam de escrever e falar sobre o seu nicho? Há conferências, fóruns, reuniões, onde as pessoas compartilham os seus pensamentos e mostrar o seu trabalho? Se as pessoas se animam sobre o contexto do seu nicho, então eles estariam mais dispostos a mencionar algo legal e interessante.

Será que preciso ser um astrofísico para entender o que você está falando, ou a maioria das pessoas compreende? Dica: Se você usar um monte de jargões da indústria, certifique-se de ajudar os novatos a entender, isso pode significar uma pausa na sua argumentação para descrever o que significa esse termo ou até mesmo colocá-lo entre parênteses, um glossário na navegação do seu site é uma outra ideia interessante.

Nicho com baixas quantidades de links spam, todos os nichos têm spam, mas em termos de relatividade, se 3 entre 10 sites não possuem links spam seria muito melhor do que 9 em cada 10. Isso mostra que há muitas oportunidades de realmente fazê-lo da maneira como o Google aprova.

4 Dicas para aumentar sua taxa de links naturais

  1. Utilize um código de inserção dentro de um código de incorporação, faça isso nas imagens, você facilita a vida das pessoas que querem utilizar as imagens do seu site e ainda ganha um link.
  2. Fotos - Identifique quais sites utilizam suas imagens e entre em contato e peça um "crédito da foto", na forma de um link.
  3. Quando as pessoas são citadas na web, é muito mais fácil de pedir um link para sua página de perfil do que à sua página inicial genérica, então crie páginas de perfil para elas.
  4. Incentive o compartilhamento de uma página. "Quanto mais as pessoas twittarem mais barato o produto fica" "Tweet este produto e obtenha frete grátis"

Pensamentos e conclusão

Na hora de fazer um site, é bom estar atendo as regras de políticas de construção de links e conteúdo e acompanhar as tendências do mercado e normas dos buscadores. O conteúdo e o valor da informação devem ser as prioridades, seu sucesso depende primeiramente deste fator. Fazer uso de ferramentas que aparentemente deixam o site em destaque em sites de busca pode acabar se tornando a pior opção, neste caso o caminho mais longo é a melhor opção.

Talvez para seu nicho seja quase impossível obter links naturais. Se for esse o caso, então, siga em frente. Mas só porque ele não funciona para você, não significa que não funcionará para outras pessoas ou em uma situação diferente.

Se você analisar o seu nicho e descobrir que há uma oportunidade, não se esqueça de se dedicar para construir um conteúdo adequado e de alta qualidade, lembre-se sempre do que as pessoas querem e você obterá sucesso.

Até o próximo artigo.

Rodrigo dos Messias

Rodrigo dos Messias - É formado em publicidade e propaganda pela UBC, atua a 7 anos como webdesigner, programador, criativo e curioso. Atualmente trabalha na RPM produtora como analista SEO, entusiasta de SEO, SEM, Otimização de Conversão, WordPress e Magento. www.inspiredme.com.br