Desenvolvimento - SEO

Planeje e tenha uma campanha no Adwords de sucesso

Veja nesse artigo como criar uma campanha de sucesso utilizando o google Adwords. Serão mostradas algumas dicas para auxiliar os iniciantes na criação de suas campanhas.

por Paulo Henrique Mendes da Silva



Aprenda a fazer um planejamento básico para criar uma campanha no Google Adwords de sucesso.

Você vai começar sua campanha de links patrocinados e esta ansioso para configurar criar anúncios e esperar o telefone tocar sem parar? Tenha um pouco de calma meu amigo, com o tempo que tenho no mercado eu reconheço a dificuldade para sentar e criar um planejamento completo da sua campanha é o produto que não pode ficar no estoque é o responsável do setor que esta sem tempo para te dar detalhes e debater alguns pontos, os empecilhos são muitos, tenha certeza que para cada minuto investido no planejamento da sua campanha o retorno será no mínimo 1x maior do que se você montar sua campanha de forma aleatória e totalmente baseada no “eu acho”.

Um dos grandes erros na criação de uma campanha no Adwords é pular para a criação dos anúncios e seleção de palavras chaves, sem ter um objetivo claro definido. Antes de iniciar a configuração da sua campanha, considere três fatores básicos para o seu planejamento:

  • Objetivos: Neste ponto você vai determinar qual o seu alvo, através desse ponto você define as palavras chaves e o conteúdo dos seus anúncios. A meta da marca é muito diferente de uma meta de vendas, a abordagem da conta será determinada pelo o seu objetivo.
  • Orçamento: Embora o valor mínimo de investimento no Adwords seja irrisório alguns segmentos exigem um investimento maior que o mínimo permitido pela a plataforma para que você consiga um número significativo de cliques, considere o seu orçamento mensal para investir na sua campanha e divida pelos dias do mês, essa é a base de investimento e você chegará no seu investimento diário. Se o seu orçamento for baixo concentre-se apenas nos produtos que tenha mais relevância para o seu negócio.
  • Relevância: Diante da realidade obtida depois de estudar os dois pontos anteriores, idealize uma campanha relevante ao seu negócio e objetivos, e que caiba no seu orçamento. Conforme seu orçamento for aumentando é interessante que você aumente o foco da sua campanha para palavras e anúncios menos relevantes, assim você consegue testar novas possibilidades e se necessário alterar alguns pontos do planejamento inicial.

Pesquisando as palavras chaves

Com o planejamento básico em mãos você já pode começar a pesquisar as palavras chaves que vai usar na sua campanha, existem várias ferramentas disponíveis para que você consiga criar uma lista de palavras chave eficiente, irei abordar afundo essas ferramentas nos próximos artigos. A ferramenta mais conhecida hoje é o Google Key Word Tools

Comece sua pesquisa através de palavras amplas e ramifique de acordo com o seguimento. Por exemplo, se você vai vender notebooks comece com “notebook 12 polegadas” e depois vá ramificando com “notebook 12 polegadas Dell” separe em subconjuntos mais descritivos ou características “notebook de até mil reais” “notebooks personalizados” e assim por diante.

Com as palavras selecionadas crie a estrutura da conta, as campanhas são compostas por grupos de anúncios, em cada grupo de anúncios temos os anúncios e as palavras que acionam os anúncios daquele grupo de anuncio, a ideia dessa estrutura é que você consiga entregar a maior relevância possível para o usuário, quando você cria um grupo de anuncio com a variação da palavra chave “notebook 12 polegadas Dell” a ideia é que o conteúdo do anúncio seja relacionado a “notebook 12 polegadas Dell” e que quando o usuário clicar no anuncio ele seja direcionado para uma página que fale sobre o tema, entenda que o usuário tem fases de pesquisa e que nesse caso aonde ele esta procurando um produto especifico ele provavelmente já sabe o que quer e quando ele entrar no seu site ele não espera ir para a home da sua loja virtual e sim para a página dos notebook da Dell de 12 polegadas. Você pode e deve criar mais de um anúncio por grupo de anúncios assim você consegue testar qual anúncio chama mais a atenção do usuário.

Visão geral dos níveis de organização de uma conta no Google Adwords

Figura 1: Visão geral dos níveis de organização de uma conta no Google Adwords

Basicamente dizemos que uma campanha de adwords possui 4 passos importantíssimos, são eles:

  • Escolher uma oferta do seu site
  • Separar as palavras chave relacionadas à oferta
  • Agrupar as palavras chave similares
  • Criar os anúncios para cada grupo específico
  • Configurar as informações de pagamento
  • Criar e ajustar as configurações iniciais da campanha
  • Preencher os textos e as palavras chave para um grupo de anúncios
  • Integrar as contas do Google Analytics e Google Adwords

Toda boa campanha começa com uma boa oferta. Essa oferta pode ser um Produto ou Serviço de sua empresa, mas também pode ser um conteúdo relevante que você tenha e queira utilizá-lo para conseguir Leads.

É interessante criar pelo menos dois anúncios para cada grupo, pois na hora de otimizar essa campanha futuramente vai ser necessário saber o porquê que uma determinada keyword(palavra-chave) não está bem posicionada.

Esse problema pode acontecer por causa de diferentes causas, mas em geral é possível saber se o problema é com o anúncio quando um deles está com um desempenho bem pior que o outro para uma mesma palavra chave e página de destino.

É extremamente importante garantir que as contas do Google Analytics e do Google Adwords estejam “interligadas” entre si. Isso vai permitir que você possa acompanhar com mais detalhes os resultados dos investimentos nas campanhas.

Considerações finais

A criação de uma campanha de links patrocinados de maneira correta é um pouco mais “difícil”, porém ao mesmo tempo é divertido e extremamente gratificante. O Google Adwords sempre atualiza seu leque de ferramentas, lembre-se de entender o conceito básico para poder criar estratégias inteligentes e sólidas, o conceito geral nunca muda e por incrível que pareça é o mais complicado de entender. Não tenha medo de tentar algo diferente para ver se ele vai trazer um melhor resultado para a sua campanha, utilize a estratégia que funciona para você cada caso é um caso mesmo em campanhas do mesmo segmento, trace uma estratégia e corrija se necessário, alguns pontos no decorrer do andamento da campanha sem objetivo sua campanha perde totalmente o sentido e jamais rode uma campanha sem configurar alguma ferramenta de web analytics e as conversões do próprio Google Adwords. Até próxima ;)

Paulo Henrique Mendes da Silva

Paulo Henrique Mendes da Silva - Trabalha ha oito anos na área de tecnologia com vivencia na área de hardware, redes, SEO, PPC e Web analytics, conta também em seu currículo com quatro anos de experiência como instrutor de informática, atualmente trabalha como analista de SEO, desenvolvedor front-end e se dedica ao estudo do marketing de busca. www.aglink.com.br.