Desenvolvimento - SEO

Entendendo o mundo dos buscadores

Neste artigo vamos entender um pouco mais de como funcionam os buscadores, que tipo de resposta ele nos retorna em determinadas perguntas, entre outros.

por Paulo Henrique Mendes da Silva



Qual a importância e relevância da busca na vida humana? Como a crescente utilização dos ambientes digitais online, tanto móveis quanto desktop, interferem na orientação do que buscamos? Você já parou para ver o que os buscadores sabem cada vez mais sobre você? Irei abordar a influência que os buscadores digitais (Google, Bing e etc.) exercem sobre o cotidiano das pessoas e a sociedade.

Acredito que a frase mais conhecida do mundo do marketing é “Quem não é visto não é lembrado” você já parou para pensar quais são os meios para ser visto através da Internet? Uma das maiores atitudes que movem a Internet é a busca as pessoas geralmente começam navegando procurando algo seja o que for, é a receita de um bolo, o preço de um carro, o final da novela, a previsão do tempo, o guia de instalação de algum aparelho, a musica do momento e por ai vai, a quem busque informações de pessoas, e para quem ainda tem dúvidas tudo isso já acontece em nível global o mundo busca informações de todo o tipo na Internet.

Existe hoje varias ferramentas de buscas que são a porta de entrada da Internet, o Google é uma ferramenta que praticamente domina o mercado brasileiro, você já parou para pensar em como são organizadas todas essas informações, quem determina a ordem de apresentação dos resultados? Quem aparece na frente é melhor? Por que? De onde vem essa informação? Quem valida os dados? Eles são confiáveis? As perguntas são muitas as respostas são poucas. Hoje em dia muito se fala de inclusão digital e pouco se fala em educação digital e isso é muito mais do que simplesmente ensinar técnicas para uma pessoa de como ela vai usar o computador e/ou a Internet.

As atitudes que as pessoas têm hoje na Internet nada mais são do que um reflexo do que fazemos há muito tempo atrás, algumas pesquisas dizem que apenas 10% das pessoas participam das redes sociais os outros 90% só escuta, opa! Então temos um problema no nosso mundo online? A resposta é: não existe problema no mundo online, Internet ou nas redes sociais e sim um problema comportamental natural do ser humano, monte um grupo de 20 pessoas e observe a quantidade de pessoas que irão falar e quantidade de pessoas que irão escutar isso é uma característica do ser humano se você quer mudar isso nas redes sociais você tem que mudar o ser humano, outras pesquisas pessimistas apontam como lado negativo os sites da Internet só terem 40% de retenção essas pesquisas alegam ser um número baixo as pessoas abandonam os sites, vamos comparar com as academias, aulas de inglês e aulas de musica, então entenda que a Internet apenas reflete o comportamento dos usuários ela não dita regras de comportamento.

A busca é feita desde sempre, a vida de qualquer ser humano é movida por buscas, hoje começamos a busca com o cérebro online sempre pesquisamos qualquer coisa no mundo digital e geralmente depois vamos nos aprofundar no mundo físico e em tempo real, o tempo real muda bastante o cenário da busca e a influencia que ela exerce sobre as nossas vidas, uma coisa é fato não vivemos sem buscar. Quando uma pessoa vai para a balada ela esta buscando alguma coisa, ou é amizade, entretenimento, diversão qualquer coisa. O que causa a necessidade que as pessoas têm em fazer as buscas online?

Com a popularização da Internet banda larga e as tecnologias disponíveis na rede como Twitter e a própria web 2.0 as pessoas conseguem alimentar cada vez mais a rede com informações em tempo real isso cria uma quantidade de dados enorme e podemos dizer até incalculável é ai que entra o papel dos buscadores eles tem como principal objetivo filtrar o resultado mais relevante naquele momento para um determinado usuário dentro de uma rede repleta de informações, o papel do buscador dentro da Internet é servir como um filtro para o usuário, com a grande quantidade de informações que a Internet disponibiliza muitas pessoas estão sofrendo com déficit de atenção, ou seja, a quantidade de informação é tão grande que as pessoas só dão atenção para o que relevante relevância é a palavra de ordem na Internet hoje. A busca é tão importante que Google virou verbo oficial da língua inglesa nada vira verbo oficial sem que seja usado muito.

A grande sacada do Google é a criação de vários fatores para o posicionamento de uma página na sua lista de resultados assim o Google consegue teoricamente achar a resposta mais relevante praticamente sobre qualquer assunto hoje o problema já é outro em uma página de um resultado de pesquisa é listado em média 10 sites e a cada dia que passa todo mundo quer estar na primeira página, pois uma grande parcela dos usuários se quer clicam na segunda página o seu site tem alguma relevância em um resultado de pesquisa se ele for listado entre as três primeiras páginas mas não se acomode o numero de pessoas que fazem uma busca profunda é muito pequeno e a chance de um concorrente aparecer oferecendo algo melhor na sua frente é grande, o próximo passo agora é fazer com que a busca fique cada vez mais semântica mais humana, uma busca é uma coisa pessoal e muitas vezes única uma pessoa que esta procurando por encanador certamente ficará muito feliz em encontrar alguém que preste um bom serviço e esteja perto da casa dele, alguém que busca uma informação sobre alguma personalidade é interessante que ele encontre informações relevantes não só de quem é a pessoa mas sim de como ela esta, esta viva? Se for algum musico famoso qual foi o grande sucesso.

O Google vem conseguindo avanços nesse tipo de resultado hoje existem vários meios para conseguir efetuar uma busca.

Observe na imagem abaixo a quantidade de filtros que podem ser usado para que você encontre o termo mais relevante para você. E observe o mais interessante o termo que esta aparecendo na primeira posição foi indexado há 53 minutos, ou seja, as chances desse link ter alguma informação relevante sobre a pesquisa é muito grande os buscadores querem cada vez mais exercer um papel que até então só existia em filmes de ficção cientifica imagine uma ferramenta aonde você faz qualquer tipo de pergunta e ela te responde considerando fatores que estão acontecendo em tempo real, sim acredite se quiser mas estamos caminhando cada dia mais para que isso aconteça.

Filtros que podem ser usados

Figura 1: Filtros que podem ser usados

Sem precisar instalar nada em seu computador é possível ter acesso a informações de utilidade para o seu cotidiano, como previsão do tempo em sua cidade, programação dos cinemas e até mesmo calculadoras. E você pode fazer isso apenas utilizando o campo de pesquisa da página principal do buscador.

Exemplo de uma busca no Google.com o próprio Google da à resposta, observe a direita dos resultados o próprio Google pesquisou e compilou as principais informações sobre a pesquisa:

Exemplo de busca no Google

Figura 2: Exemplo de busca no Google

Quer fazer um teste? Pergunte você mesmo:

Fazendo uma pergunta

Figura 3: Fazendo uma pergunta

Observe que os resultados logo abaixo da informação oferecida pelo o Google com certeza não responderia a sua pergunta.

Que tal saber informações sobre o clima:

Descobrindo informações sobre o Clima

Figura 4: Descobrindo informações sobre o Clima

Hoje a grande dúvida de quem usa esse tipo de serviço é a validade dos dados, muitas pessoas levantam questões sobre possíveis manipulações nas listagens dos resultados e etc., entenda que muita coisa não pode ser manipulada e grande parte não é manipulada, primeiro que se uma ferramenta começa a favorecer um site seja por qualquer motivo e esse site não seja relevante para o usuário ele simplesmente vai escolher outra ferramenta que de um resultado verdadeiro isso não tem como ser burlado então nunca a ferramenta vai deixar que ela fosse manipulada nem de forma consciente, hoje acontece manipulações sim, mas por parte de pessoas que tentam de forma antiética posicionar um site nos resultados de buscas, a cada dia que passa o Google luta contra esse tipo de técnica. Existem muitas opções hoje de busca na Internet e meios de centralizar um publico de nicho dentro de um determinado site jamais adote uma verdade ou um ponto sem pesquisar mais afundo muita coisa ainda ira mudar e não é a ferramenta que dita às regras e sim a forma como as pessoas a utilizam.

Paulo Henrique Mendes da Silva

Paulo Henrique Mendes da Silva - Trabalha ha oito anos na área de tecnologia com vivencia na área de hardware, redes, SEO, PPC e Web analytics, conta também em seu currículo com quatro anos de experiência como instrutor de informática, atualmente trabalha como analista de SEO, desenvolvedor front-end e se dedica ao estudo do marketing de busca. www.aglink.com.br.