Desenvolvimento - SEO

Afinal, o que é esse tal de SEO?

Veja neste artigo uma breve introdução ao SEO. Primeiro vamos apenas nos familiarizar com essa técnica de otimização.

por Fernando Santos



Buenas, pessoal!

É com satisfação que venho dar uns pitacos sobre Marketing Digital, mais especificamente em SEO que é minha área de atuação. Um “special hello” para o Ricardo Arrigoni pela abertura do espaço, espero estar à altura para retribuir a gentileza. Enfim, vamos falar de SEO.

Uma ação de MKT DIGITAL não muito utilizada por empresas, por falta de conhecimento, de capital e até(pasmem!) por falta de credibilidade é o SEO. Search Engine Optmization, num bom inglês. Otimização para os motores de busca, em tradução literal ou Otimização de sites para um bom português. Eu prefiro SEO. Explicarei o porquê nos próximos textos.

O SEO é um conjunto de estratégias usadas para indexar um site em sites de busca como o Google, Bin e Yahoo com intuito de se obter um bom posicionamento nas buscas trazendo visitas qualificas e aumentar o resultado de vendas. Simples assim. Ou quase. Por que “simples” quando a gente se refere ao um trabalho de SEO pode se tornar uma bela dor de cabeça.

Cresci ouvindo um velho ditado que dizia que “quem não é visto, não é lembrado”. E fazer com que uma marca, produto ou serviço, sejam lembrados é a meta de um trabalho de SEO. Além de, levar tráfego qualificado. É claro. Do que iria adiantar ter um monte de visitas inúteis em seu site?

Através de uma série de posts, vou ajudar você a “enxergar” algumas coisas que talvez você não soubesse que existiam em seu site, ou se sabia, não entendia por que teria que mudar. Por exemplo, durante o trabalho de SEO é importante que o profissional da área tenha conhecimento de todas as ações que seu cliente realiza.

É necessário ter uma métrica definida para analisar o trabalho em conjunto com as estratégias de marketing para poder medir o retorno do investimento. Talvez você não se torne um expert em SEO, mas certamente entenderá porque seu site ainda não está trazendo os resultados que esperava.

Até o próximo post.

Fernando Santos

Fernando Santos - Analista de SEO na WBI Brasil, Apaixonado por Marketing Digital, Internet, Literatura, Fã de Rock, Fórmula 1, futebol, vinho e boa comida.